segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TIPOS DE NARRADOR - AULA 1

O NARRADOR
VOCÊ JÁ APRENDEU QUE QUEM CONTA UM A HISTÓRIA É CHAMADO DE NARRADOR.  O NARRADOR, DIANTE DOS FATOS, PODE ADOTAR DOIS  PONTOS DE VISTA FUNDAMENTAIS, ISTO É, DUAS FORMAS DE VÊ-LOS: O DE NARRADOR-PERSONAGEM OU O DE NARRADOR-OBSERVADOR.
O NARRADOR É O ELEMENTO QUE ESTRUTURA A HISTÓRIA E, ANTE OS FATOS NARRADOS, ASSUME CERTA POSIÇÃO, CHAMADA FOCO NARRATIVO OU PONTO DE VISTA NARRATIVO.

VARIANTES DE NARRADOR EM 3ª PESSOA
   O TIPO MAIS COMUM DE NARRADOR EM 3ª PESSOA, É O NARRADOR ONISCIENTE, AQUELE QUE SABE TUDO SOBRE A HISTÓRIA, CONHECE TODOS OS FATOS, PODENDO INCLUSIVE, POR EXEMPLO, ANTECIPAR PARA O LEITOR ALGUM FATO FUTURO OU REVELAR OS TRAÇOS, OS DESEJOS, OS SENTIMENTOS MAIS ÍNTIMOS DE UMA PERSONAGEM.
   UM DOS TIPOS DE NARRADOR EM 3ª PESSOAÉ O NARRADOR INTRUSO, AQUELE QUE FALA COM O LEITOR OU QUE JULGA O COMPORTAMENTO DAS PERSONAGENS.
EX: “Sinhá Vitória tinha amanhecido nos seus azeites. Fora de propósito, dissera ao marido umas inconveniências a respeito da cama de varas. [...]
        Fazia mais de um ano que falava isso ao marido. Fabiano a princípio concordara com ela, mastigara cálculos, tudo errado. Tanto para o couro, tanto para a armação. [...]
         Tinha de passar a vida inteira dormindo em varas? Bem no meio da catre havia um nó, um calombo grosso na madeira. E ela se encolhia num canto, o marido no outro, não podiam estirar-se no centro.
                                        (Graciliano Ramos – Vidas secas)

   O NARRADOR NÃO PODE SER CONFUNDIDO COM O AUTOR. O AUTOR É A PESSOA – DE CARNE E OSSO – QUE PRODUZ O TEXTO. O NARRADOR É UMA ESPÉCIE DE PERSONAGEM QUE CONTA A HISTÓRIA, QUE É RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO INTERNA DOS FATOS NARRADOS; ELE FAZ PARTE DO TEXTO E EXISTE PORQUE O TEXTO EXISTE.

VARIANTES DO NARRADOR EM 1ª PESSOA
    O NARRADOR-PERSONAGEM TAMBÉM APRESENTA VARIANTES, COMO, POR EXEMPLO, O NARRADOR-TESTEMUNHA E O NARRADOR-PROTAGONISTA.
O NARRADOR-TESTEMUNHA VIVE OS FATOS NARRADOS COMO PERSONAGEM SECUNDÁRIA, CONDIÇÃO EM QUE PODE OBSERVAR OS ACONTECIMENTOS E TESTEMUNHÁ-LOS AO LEITOR DE MODO MAIS DIRETO E VEROSSÍMIL. SEU ÂNGULO DE VISÃO, ENTRETANTO, É LIMITADO; NÃO CONSEGUINDO SABER O QUE SE PASSA NO PENSAMENTO DAS DEMAIS PERSONAGENS, APENAS PODE LANÇAR HIPÓTESES SOBRE O QUE VIU OU OUVIU.

O NARRADOR-PROTAGONISTA VIVE OS FATOS COMO PERSONAGEM PRINCIPAL. APESAR DISSO, TAMBÉM NÃO TEM ACESSO AOS PENSAMENTOS DAS DEMAIS PERSONAGENS E NARRA OS ACONTECIMENTOSLIMITANDO-SE ÀS SUAS PERCEPÇÕES, PENSAMENTOS E SENTIMENTOS. BENTINHO, O NARRADOR DO ROMANCE DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS, SE NOTABILIZOU NA LITERATURA BRASILEIRA POR DAR AOS LEITORES SUA VERSÃO SOBRE A POSSÍVEL TRAIÇÃO DE SUA MULHER, CAPITU.

MODO DRAMÁTICO
   A FORMA DE NARRAR EM QUE A FIGURA DO NARRADOR DESAPARECE É CONHECIDA POR MODO DRAMÁTICO. A NARRATIVA SE ESTRUTURA POR MEIO DOS DIÁLOGOS DAS PERSONAGENS E DE MARCADORES DE CENA, QUE SITUAM AS PERSONAGENS NO ESPAÇO. PARA NÓS, LEITORES, É COMO SE ESTTIVÉSSEMOS ASSISTINDO A UMA PEÇA DE TEATRO.

Vai doer só um pouquinho

- Vamos começar?
- Não sei, estou com medo!
- Medo de que?
- Medo de doer.
- Um dia você vai ter que deixar.
- Acho que não.
- Confie em mim. Eu vou devagar.
- Como fico?
- Nessa posição.
- Assim?
- Abra mais um pouco.
- Ai, está doendo.

- Agüenta firme, não posso parar
- Não posso agüentar mais.
- Abra mais.
- Está doendo.
- Vou tirar.
- Que alívio!
- Até que não fomos mal.
- Ai, está sangrando.
- Sempre sangra um pouco.
- E se não parar?
- Claro que pára.
- Como você sabe?
- Tenho experiência.
- Está parando.
- Não disse?!
- Quando volto para arrancar o outro dente?

Imagine a seguinte história: dois jovens solitários, um rapaz e uma moça, malucos por computador, conhecem-se numa sala de bate-papo da Internet. Durante meses, os dois, trocam ideias, opiniões sobre o que acontece no mundo, falam de si mesmos, de seus desejos, sentimentos , problemas.
Um dia, a garota recebe a seguinte mensagem:

Heloísa
As coisas estão se tornando difíceis para mim. Não vou escrever de novo para você. Nosso relacionamento está ficando intenso demais, real demais, e acho que você não existe. Eu inventei você, nossa conversa, seu endereço. Eu me sentia só, queria ardentemente uma amiga, mas perdi o controle. Acho que estou apaixonado por você. Antes que essa loucura acabe comigo, adeus.
                                                                   Abelardo
Prontamente ela responde:

  Abelardo, tolinho
 Você não pode me transformar num fantasma porque está com medo. Um poeta não dispensa sua musa por capricho. Se você não vier me encontrar, eu irei até você.
                        Heloísa

Com base nos elementos acima, crie um texto narrativo, tematizando o encontro ou o desencontro entre as personagens. Não se esqueça de construiro tempo e o lugar em que os fatos ocorrem.
O narrador pode ser observador ou personagem. Se adotar o narrador-personagem, escolha o ponto de vista: narre sua história sob a ótica de Abelardo ou sob a de Heloísa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário